Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A origem

Esse é o início do meu blog, onde vou falar sobre meus investimentos, compartilhar experiências, e falar um pouco também das minhas opiniões pessoais. Acho que o motivos de ter começado o blog são os mesmos de 90% dos blogueiros de finanças.Extravasar as frustrações e comemorar as vitórias sem ter que dar satisfações financeiras às pessoas próximas. Venho acompanhando diversos blogs do gênero desde o ano passado, e lendo muito a respeito do tema, acho que escrever o blog vai me ajudar a manter o foco e continuar aportando decentemente.
 Eu faço parte da imensa quantidade de brasileiros que ultimamente tem largado tudo para estudar para concurso (ok, me despreze por isso, mas pense que eu sou alguém que simplesmente escolheu muito mal a faculdade, e viu no concurso uma forma mais digna de dar uma guinada na carreira), só que deu certo, e consegui ser aprovado e convocado antes de ir a bancarrota, apesar de ter acumulado alguma dívida, que vou mostrar quando postar minha evolução financeira de 2012.

Meu salário razoável, minha estabilidade, e a frugalidade que aprendi a cultivar enquanto estava desempregado, e pretendo manter, devem me ajudar a manter bons aportes, que acredito ser o mais importante nesse início de caminhada para a IF, pretendo em breve divulgar minhas metas para 2013, a considerando um aporte mensal de uns R$ 2500,00. Dado que acabei de casar e me sustento, é um valor bem razoável.

Sou muito cético com relação a aposentadoria. Tenho menos de 30 anos, e duvido que chegue a  me aposentar pelo sistema atual. Até lá a idade mínima deve ser uns 90 anos... Mais pra frente vou fazer um post sobre previdência pra mostrar como da todo mundo FU... Preciso sair dessa e preciso de mais do que o que eles pagam atualmente. Quem sabe até me aposentar antes dos 60, com disposição para curtir a vida, antes da conta de saúde ultrapassar a conta de lazer!


Bom, por enquanto é isso. Volto com o a evolução financeira de 2012, e as metas para 2013!


Um abraço do urso!

Um comentário:

  1. Parabéns pela criação do blog. Também criei um blog a pouco tempo (nele falo sobre vários assuntos inclusive finanças, quando quiser checar o endereço é heliovogas.wordpress.com)

    Realmente concordo que o melhor plano de aposentadoria é usar-se dos investimentos ao invés de depender do governo (e em muitos casos, dos filhos) para o sustento.

    Abraço

    ResponderExcluir