Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

sexta-feira, 1 de março de 2013

Fechamento de Fevereiro/2013

Bom dia a todos.

Vou começar esse post falando dos acontecimentos recentes da blogosfera, e meu posicionamento. Depois que vários blogueiros de finanças que divulgavam seu patrimônio fecharam seus blogs, com medo de ter a identidade revelada, e tudo que pode decorrer disso, eu decidi manter o meu. Não somente pelo meu patrimônio ser irrelevante ainda, mais também por que o blog me ajuda a manter o foco nos investimentos, já que me obriga a fazer planilhas, calcular rendimentos, etc. Porém, vou evitar personalizar demais as coisas que escrevo. Não vou mais escrever sobre assuntos muito pessoais. E também não vou divulgar minha carteira completa. Claro que alguém que leia todo o blog vai acabar tendo uma boa ideia, pq não vou deixar de comentar uma ou outra ação individualmente. Dito isto, vamos aos números

Bom,, é o segundo fechamento do ano, meu segundo mês depois de entrar na bolsa. IBOV vem sofrendo um pouco, apesar da recuperação do final do mês, mas eu consegui uma boa rentabilidade. O ponto negativo fica por conta dos aportes, esse mês só coloquei R$700,00 em dinheiro novo.
Conforme a planilha do AdP:




Este mês optei também por adicionar um gráfico semelhante ao que a Jovem Investidora utiliza, para  acompanhar a meta anual de patrimônio. Ficou assim:


Este gráfico evidencia a importância do aporte no início da formação do patrimônio. Mês passado tive rentabilidade negativa, mas aportei forte e bati a meta. Este mês a rentabilidade foi muito boa, mas o aporte fraco, então fiquei bem abaixo da meta.

Recebi cerca de sessenta reais em dividendos da Vivo.

Voltando as metas qualitativas:

1) Bater a inflação todo ano. (não dá para perder dinheiro) 
Este mês recuperou totalmente a queda de janeiro na minha carteira. A inflação oficial ainda não saiu, mas notícias ao longo do mês dão conta de que está em queda em comparação com janeiro. Mês passado o índice foi 0,86%. Caso o índice se repetisse, teriamos 1,73% de inflação acumulada. Como tenho um rendimento no ano de 1,65% e a inflação está em queda, é quase certo que eu bata o índice este mês.
2) Bater a poupança todo ano. (Senão de que serve tanto tempo lendo livros e blogs?)
Esse foi batido com folga. O acumulado da poupança nova está em 0,82%
3) Bater o ibovespa todo ano. (BOVA11 ou outros estão aí pra quem quer seguir índices)
Bati a bovespa novamente, e isso está começando a indicar um acerto nos meus investimento, pois estou me descolando do índice. Enquanto a o IBOV caiu cerca de 5,8% desde o início do ano, meus investimentos estão em alta. So PETR4 que está me ferrando, mas tenho um preço médio bom, de 19, vou guardar e pagar pra ver.
4) Ler pelo menos 6 relatórios anuais por ano. (Única meta que talvez eu revise para cima)
Li o relatório da petro, 2013 ainda vai ser um ano ruim, dificil nas palavras da presidente.
5) Aprender, aprender, aprender.
Continuo com uma estratégia mais voltada para ler livros, mas sei que terei de me voltar para os balanços em algum momento. Por isso fiz um compilado de boas empesas dos índices IBOV, SMALL CAP  e MID-LARGE CAP, e pesquisei as datas em que os resultados do 4T12 saem. Estou com cerca de 40 empresas para estudar, e talvez ainda enxugue um pouco mais. Comprei o "security analysis" do Benjamin Graham, e o bicho é gigante, haja disposição!

Um abraço do Urso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário