Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fechamento de Maio

Mais um mês passeando na Montanha Russa da Ibovespa. Sobe, Sobe, Sobe devagar, e depois desce rasgando suas entranhas, rápido, praticamente em queda livre. Pibão não veio, e o mercado bateu forte. E pensar que no pico do mês eu tive quase 5% de rentabilidade no mês. Mas consegui manter-me no positivo, e meu gap para o índice continua crescendo, então ainda estou confiante na minha estratégia. Aliás essa queda é boa, pena que estou descapitalizado. Uns 20 mil na minha mão e eu ia as compras. Quase qualquer merda que você compre vai subir um pouco(eu disse QUASE), mas no momento estou descapitalizado. Compras, só com aporte, e esse mês foi a última compra que fiz. Mês que vem eu divulgo a carteira, porque antes de comprar mais ações, estou pensando em me desfazer de algum papel, por que estou com muitos para acompanhar, e pouco dinheiro em cada. Além do mais, estou pensando em guardar o aporte para decidir mais na frente se vale a pena comprar alguns títulos depois que o BC terminar de subir a taxa de juros. Enfim, compras agora, só no final do ano, provavelmente quando a taxa de juros parar de subir, que é quando eu vou ter uma posição sobre o que fazer.
No trabalho, estou focado somente no meu trabalho principal, apesar de que alguns amigos estão tirando uma grana alta fora, eu estou de olho nas promoções internas, pq acredito que possa ganhar mais dinheiro sem aumentar tanto a carga de trabalho. Por isso, meu aporte agora está se aproximando do que eu acredito se viável a longo prazo, este mês aportei R$ 3650,00, sendo que R$1000,00 ainda não tiveram destino e estão na poupança.
Segundo o sistema de cotas:

Fiz algumas projeções futuras, e percebi que o gráfico de barras não vai ter futuro, por que com muitos dados ele fica confuso, e ruim de ser visualizado. No final do ano vou trocar por um de linhas, que é menos poluído. Mas por enquanto este está bom. Estou chegando nos 40 mil, mas o checkpoint que eu estou de olho mesmo é o de 50 mil, bastante simbólico no início, so perde pro de 100 mil.


Estou com meus estudos mais focados no tesouro direto neste momento, mas de vez em quando dou uma passada rápida em alguns balanços. Mas com rentabilidade abaixo da nova poupança no momento, talvez o TD sirva para manter a rentabilidade mais estável!

Um abraço do Urso.

Um comentário: